- Lorena Braga
- 8 de mar. de 2024
- 2 min de leitura
Sinais do transtorno, consequências e tratamento.

Em adultos, os sintomas incluem:
Dificuldade de concentração
Dificuldade de concluir tarefas (Procrastinação)
Oscilações de humor
Impaciência
Dificuldade de manter relacionamentos
Agitação e inquietação
Consequências de TDAH na vida:
As pessoas diagnosticadas com TDAH possuem a tendência em ter mais dificuldade de manter seus empregos. Possuem também a dificuldade de manter-se por anos em um trabalho do qual não gostam, motivadas unicamente pelo salário no final do mês. Uma pessoa com TDAH, tende a faltar mais e produzir menos do que as outras pessoas, porque suportar o dia-a-dia esperando por uma recompensa no fim do mês, não as motiva. Basta que em um desses dias de trabalho sofra mais pressão, ou que a atividade esteja mais chata do que o usual, para que ela simplesmente vire as costas e vá embora. Sobre o salário no fim do mês do qual ela precisa, depois ela pensa. Se o problema não for urgente, não será suficiente para motiva-la e por consequência, não será suficiente para mantê-la na atividade.
Geralmente vivem de cumprir obrigações com a adrenalina do prazo, pois esse é o combustível da motivação. Costumam deixar a tarefa para a última hora e isso costuma ser angustiante por não conseguir fazer diferente. Com isso é comum se julgarem como preguiçosos.
Por exemplo, uma pessoa com TDAH, vai esquecer que deveria ir à farmácia, porque ‘ir à farmácia’ não a motiva. E mesmo quando ela ver a farmácia, não vai se lembrar, porque ‘farmácia’ não a motiva, portanto, é mais improvável que ela faça a associação. A pessoa com TDAH só vai se lembrar que deveria ter ido à farmácia, no dia seguinte, quando ir ao banheiro e ver que não tem sabonete pra tomar banho, pois deparar-se com a necessidade, e isso nesse momento é uma motivação e tanto.
Suas relações pessoais, sejam elas sociais, familiares ou amorosas são afetadas também. O descompromisso, desatenção e esquecimentos geralmente causam mágoas e frustrações nas pessoas com as quais se relacionam.
Tratamento para TDAH:
Apesar dos sintomas trazerem muitos prejuízos em âmbitos vitais da existência existe tratamento que consiste em:
Alimentação balanceada;
Exercício físico;
Psicoterapia para trabalhar a motivação, humores, impulsividade e as consequências negativas causadas pelo transtorno;
Medicamentos;
Práticas de Mindfulness;